top of page

A Operação Primavera

 

A Operação Primavera prolongou-se de 5 de abril a 2 de maio de 1945 e cobriu todo o norte da Itália. Partiu do sul de Bolonha, estendendo-se do Adriático ao Tirreno. Dela participaram todas as forças aliadas que se encontravam na Itália e que integravam o XV Grupo de Exércitos.

 

05 de abril de 1945:

a ofensiva teve início com o ataque preparatório desencadeado a oeste, na planície litorânea do Tirreno, por uma tropa diretamente subordinada ao V Exército. A leste, na região plana do Adriático, o VIII Exército britânico garantiu o ataque secundário.

 

14 de abril de 1945:

teve início o ataque principal com duas divisões norte-americanas, a blindada e a de montanha, lançadas nas direções de Vergato e de Tole, e uma divisão brasileira enviada no rumo de Montese. As tropas brasileiras conquistaram Montese e Serreto ainda no dia 14, enquanto as divisões norte-americanas somente no dia 16 ocuparam Tole e Vergato, abrindo assim a porta de acesso à planície do Pó. A divisão brasileira continuou a ofensiva em direção a Zocca, Vignola, San Polo d’Enza, Montecchio Emilia e Findeza.

 

15 de abril de 1945:

conquista de Paravento.

 

22 de abril de 1945:

ocupação de Zoca.

 

23 de abril de 1945:

ocupação de Vignola, Rio Secchia, Ergastolo, Formigine, Castelara e Sassulo.

 

26-27 de abril de 1945:

foi tomada Colecchio, importante posição para impedir a retirada dos alemães em direção a Parma, o que lhes permitiria transpor o rio Pó e atingir posições ao norte na direção de Verona-Milão.

 

28-30 de abril de 1945:

conquista de Fornovo, em 28 de abril e ocupação de Piacencia e Castelvetro entre 29 e 30 de abril. Capitulação e execução da rendição da 148ª Divisão de Infantaria alemã, dos remanescentes da 90ª Divisão Motorizada alemã e da Divisão Itália. Enquanto se processava a rendição da 148ª Divisão germânica, a FEB foi instruída pelo IV Corpo de Exército norte-americano a continuar a cortar os movimentos dos alemães no sul e a ocupara área em redor de Alessandria (a oeste de Fornovo), onde estava sediado o 75º Corpo de Exército germânico.

 

30 de abril de 1945:

ocupação de Alessandria.

 

01 de maio de 1945:

ocupação da região de Casale, de Solero, Salvatore e Casteleto.

 

02 de maio de 1945:

ocupação de Turim e ligação com a 27ª Divisão de Exército francês, em Suza, próximo à fronteira franco-italiana. Rendição incondicional das tropas inimigas que combatiam na Itália.

 

02 de maio de 1945:

rendição incondicional das tropas inimigas que combatiam na Itália.

 

03 de maio de 1945:

início do período de ocupação e início dos preparativos para o deslocamento para Francolise.

 

08 de maio de 1945:

final da guerra, com a vitória final dos Aliados em toda a Europa, após a queda de Berlim.

 

20 de junho de 1945:

término do período de ocupação.

 ____________________________________________________________________________________________

 

O Brasil deixou sepultados na Itália, no cemitério de Pistóia, 454 integrantes de sua Força Expedicionária. Em 5 de outubro de 1960, as cinzas dos soldados brasileiros foram transladadas para o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, erguido no aterro da Glória, no Rio de Janeiro.

 ____________________________________________________________________________________

Georgia é uma fonte em negrito elegante e bem legível, mesmo em telas menores. É a fonte ideal para mobile. 

bottom of page