Associação dos Expedicionários Campineiros
Rua Falcão Filho, 96 - CEP 13020-160 Campinas, SP
e-mail: contato@aexpcamp.org.br
Online desde 09 de agosto de 2018
Seja um sócio contribuinte da Associação dos Expedicionários Campineiros e mantenha viva a chama da História e a lembrança dos nossos heróis. Clique aqui
A Operação Primavera
A Operação Primavera prolongou-se de 5 de abril a 2 de maio de 1945 e cobriu todo o norte da Itália. Partiu do sul de Bolonha, estendendo-se do Adriático ao Tirreno. Dela participaram todas as forças aliadas que se encontravam na Itália e que integravam o XV Grupo de Exércitos.
05 de abril de 1945:
a ofensiva teve início com o ataque preparatório desencadeado a oeste, na planície litorânea do Tirreno, por uma tropa diretamente subordinada ao V Exército. A leste, na região plana do Adriático, o VIII Exército britânico garantiu o ataque secundário.
14 de abril de 1945:
teve início o ataque principal com duas divisões norte-americanas, a blindada e a de montanha, lançadas nas direções de Vergato e de Tole, e uma divisão brasileira enviada no rumo de Montese. As tropas brasileiras conquistaram Montese e Serreto ainda no dia 14, enquanto as divisões norte-americanas somente no dia 16 ocuparam Tole e Vergato, abrindo assim a porta de acesso à planície do Pó. A divisão brasileira continuou a ofensiva em direção a Zocca, Vignola, San Polo d’Enza, Montecchio Emilia e Findeza.
15 de abril de 1945:
conquista de Paravento.
22 de abril de 1945:
ocupação de Zoca.
23 de abril de 1945:
ocupação de Vignola, Rio Secchia, Ergastolo, Formigine, Castelara e Sassulo.
26-27 de abril de 1945:
foi tomada Colecchio, importante posição para impedir a retirada dos alemães em direção a Parma, o que lhes permitiria transpor o rio Pó e atingir posições ao norte na direção de Verona-Milão.
28-30 de abril de 1945:
conquista de Fornovo, em 28 de abril e ocupação de Piacencia e Castelvetro entre 29 e 30 de abril. Capitulação e execução da rendição da 148ª Divisão de Infantaria alemã, dos remanescentes da 90ª Divisão Motorizada alemã e da Divisão Itália. Enquanto se processava a rendição da 148ª Divisão germânica, a FEB foi instruída pelo IV Corpo de Exército norte-americano a continuar a cortar os movimentos dos alemães no sul e a ocupara área em redor de Alessandria (a oeste de Fornovo), onde estava sediado o 75º Corpo de Exército germânico.
30 de abril de 1945:
ocupação de Alessandria.
01 de maio de 1945:
ocupação da região de Casale, de Solero, Salvatore e Casteleto.
02 de maio de 1945:
ocupação de Turim e ligação com a 27ª Divisão de Exército francês, em Suza, próximo à fronteira franco-italiana. Rendição incondicional das tropas inimigas que combatiam na Itália.
02 de maio de 1945:
rendição incondicional das tropas inimigas que combatiam na Itália.
03 de maio de 1945:
início do período de ocupação e início dos preparativos para o deslocamento para Francolise.
08 de maio de 1945:
final da guerra, com a vitória final dos Aliados em toda a Europa, após a queda de Berlim.
20 de junho de 1945:
término do período de ocupação.
____________________________________________________________________________________________
O Brasil deixou sepultados na Itália, no cemitério de Pistóia, 454 integrantes de sua Força Expedicionária. Em 5 de outubro de 1960, as cinzas dos soldados brasileiros foram transladadas para o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, erguido no aterro da Glória, no Rio de Janeiro.
____________________________________________________________________________________
Georgia é uma fonte em negrito elegante e bem legível, mesmo em telas menores. É a fonte ideal para mobile.