top of page

VÍDEOS, FILMES E DOCUMENTÁRIOS

Pesquisa e seleção por João Carlos de Andrade

 

Monumento Votivo Militar Brasileiro - entrevista com Mario Pereira– 23:41 min

Magali Piazera, associada da AAMPAZ, foi a Pistoia, na Itália, para conhecer o Monumento Votivo Militar Brasileiro (ex-cemitério militar brasileiro) e aproveitou a oportunidade para entrevistar o ítalo-brasileiro Mario Pereira, filho do Veterano da 2ª Guerra Guerra, Sargento Miguel Pereira, da FEB, na época responsável pelo Monumento. Para quem quer aprender um pouco mais a respeito da participação do Brasil na 2ª Guerra, esse vídeo é imperdível.

Comemorações dos 70 anos da vitória Brasileira na Itália – 7:18 min

Este vídeo relata um pouco da emoção de ter participado das comemorações dos 70 anos da vitória Brasileira na Itália. Assim como 1945, o ano de 2015 também ficará marcado na memória de Brasileiros e Italianos.

A cobra fumou.... a história completa da Força Expedicionária Brasileira - 77:54 min

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial em 22 de agosto de 1942, após ter diversos dos seus navios afundados por submarinos do Eixo, declarando guerra à Alemanha e Itália. As Forças Armadas Brasileiras passaram então a atuar na defesa do litoral brasileiro, e mais tarde seguiram para combate na Europa, com a Força Expedicionária Brasileira e o 1º Grupo de Aviação de Caça, o Senta a Pua. Conheça a história completa da Força Expedicionária Brasileira, a divisão de infantaria brasileira que combateu no Teatro de Operações da Itália durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos de 1944 e 1945. 

Dando valor a quem merece - 5:59 min

O General de Brigada Luiz Eduardo Rocha Paiva faz um resumo histórico a respeito da FEB e a importância da sua atuação na segunda guerra mundial. Essa importante história não é ensinada nas escolas. Por isso, em memória daqueles heróis brasileiros, a AExpCamp adiciona este vídeo ao seu site.

Navalha” - Clique no título e utilize a Senha: O2PLAY2020  

Para marcar o 75º aniversário do final da II Guerra Mundial, a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos da América (Washington, DC), em parceria com a O2 Filmes, tem o prazer convidar a todos para assistirem online o filme “Navalha”  (originalmente, Switchblade: A Brazilian Battalion in the Gothic Line) dirigido por Durval Lourenço Pereira. Com este documentário, que destaca expedicionários brasileiros do 3º Batalhão do 6º Regimento de Infantaria que lutaram no teatro de operações na Itália, rendemos nossas homenagens a todos que se sacrificaram pela liberdade lutando ao lado das Forças Aliadas na II Guerra Mundial. (legendado)

 

Heroínas da Força Expedicionária Brasileira -  2:54 min

Homenagem da Associação dos Expedicionários Campineiros àquelas mulheres admiráveis que se dedicaram integralmente aos pracinhas da FEB na campanha da Itália, durante a segunda guerra mundial. 

A Batalha de Montese  -  depoimentos históricos - 15:00 min

Em 14 de abril de 1945 teve início um dos mais árduos combates travados pelos brasileiros contra os nazistas na Itália: a Batalha de Montese, que durou três dias, foi uma das mais sangrentas da história das Forças Armadas Brasileiras, com mais de quatrocentas baixas (mortos e feridos). Mas a vitória em Montese, foi essencial para retomada da Itália e posterior vitória dos aliados contra as tropas alemãs. Por isso, a atuação dos pracinhas brasileiros foi enaltecida pelos comandantes aliados, como o general Crittenberger, comandante do IV Corpo-de-Exército Norte-Americano, que declarou: “nesta jornada, só os brasileiros mereceram as minhas irrestritas congratulações. Com o brilho do seu feito e seu espírito ofensivo, a Divisão Brasileira está em condições de ensinar às outras como se conquista uma cidade.”

Heróis - O Brasil na Segunda Guerra Mundial - 28:21 min

Filme dedicado a todos os bravos que, no apogeu das suas vidas, combateram como heróis e tombaram nos campos de batalha da Itália durante a segunda guerra mundial.

 

Os sons esquecidos do pracinhas – BBC Brasil – 20:38 min

Documentário mostra destaques das gravações feitas pelo correspondente de guerra da BBC na Itália, Francis Hallawell.

 

Expedicionários – 15:16 min.

Esse documentário apresenta 3 expedicionários que estiveram na Itália durante a segunda guerra mundial. Eles contam detalhes de como foram para a guerra e um pouco da rotina antes e depois conflito.

Publicado por Carlos de Lima Filho no grupo Associação dos Expedicionários Campineiros- Campinas,SP

 

FEB - Tribute to Heroes – 4:44 min

A Força Expedicionária Brasileira na campanha na Itália. Homenagem do Grupo de Pesquisa e Reencenação Histórica Dogs of War, aos combatentes da FEB.

Veja também https://www.facebook.com/pg/gprhdogsofwar/posts/?ref=page_internal

O Brasil na II Guerra Mundial - A Força Expedicionária Brasileira   -   19:15 min.

Toda a história da participação da FEB na segunda guerra mundial, de forma resumida e dinâmica.

O Brasil enviou para a Itália (ocupada pelas forças nazistas), em julho de 1944, 25 mil militares da FEB (Força Expedicionária Brasileira), 42 pilotos e 400 homens de apoio da FAB (Força Aérea Brasileira). As dificuldades foram muitas, pois o clima era muito frio na região dos Montes Apeninos, além do que os soldados brasileiros não eram acostumados com relevo montanhoso. Os militares brasileiros da FEB (também conhecidos como pracinhas) conseguiram, ao lado de soldados aliados, importantes vitórias. Após duras batalhas, os militares brasileiros participaram da tomada de Monte Castelo, Turim, Montese e outras cidades. Apesar das vitórias, centenas de soldados brasileiros morreram em combate. Na Batalha de Monte Castelo (a mais difícil), cerca de 400 militares brasileiros foram mortos. Além de enviar tropas para as áreas de combate na Itália, o Brasil participou de outras formas importantes. Vale lembrar que o Brasil forneceu matérias-primas, principalmente borracha, para os países das forças aliadas, e cedeu bases militares aéreas e navais para os aliados. A principal foi a base militar da cidade de Natal (Rio Grande do Norte) que serviu de local de abastecimento para os aviões dos Estados Unidos. Foi importante também a participação da marinha brasileira, que realizou o patrulhamento e a proteção do litoral brasileiro, fazendo também a escolta de navios mercantes brasileiros para garantir a proteção contra-ataques de submarinos alemães. Curiosidade: - Durante as batalhas, cerca de 14 mil soldados alemães se renderam aos brasileiros.

Tributo à Força Expedicionária Brasileira    -   03:11 min

Em 14 de abril de 1945, durante uma patrulha nas proximidades do Montese, os soldados Arlindo Lúcio da Silva, Geraldo Baeta da Cruz e Geraldo Rodrigues de Souza do 11º Regimento de Infantaria Expedicionário, morreram como heróis no palco de uma das mais sangrentas batalhas do conflito com a participação da FEB. Estes três expedicionários mineiros se viram frente a frente com uma companhia alemã e, mesmo recebendo ordens para se renderem, continuaram em combate “até o último cartucho”. Por isso foram metralhados, mas, em vez de serem enterrados em uma vala comum, receberam honras especiais dos soldados do exército alemão. Eles são considerados heróis na Europa, até os dias de hoje. Esta história, desconhecida pela maioria dos Brasileiros, foi retratada pela Banda de Rock Sueca Sabaton, na música “Smoking Snakes”. Esta canção é letrada em inglês, porem podemos ouvir em idioma Português Brasileiro o refrão, “Cobras Fumantes, Eterna é sua Vitoria”, uma linda homenagem a FEB. “Cobras Fumantes” foi como ficou conhecia a expedição Brasileira durante a segunda Guerra Mundial.

Veja também https://www.youtube.com/watch?v=BiF29nw9_0c

O Caminho dos Heróis - A Verdadeira história da FEB na Segunda Guerra Mundial   -   44:05 min.

Documentário com riqueza de detalhes sobre a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Grande Guerra. Narração de João Barone

 

As grandes batalhas da FEB

 

21 de fevereiro de 1945 - A Conquista de Monte Castelo   -   13:46 min.

Há 75 anos atrás a cobra fumava no alto dos montes frios e escarpados da Itália. Uma singela homenagem a esses brasileiros, verdadeiros heróis, que fizeram o sacrifício máximo na luta pela liberdade. Lutaram com honra e bravura, em condições extremamente adversas e, no final, conquistaram a glória para o Exército Brasileiro.

 

14 de abril de 1945 - Batalha de Montese - 1º Dia   -   06:38 min.

15 de abril de 1945 - Batalha de Montese - 2º Dia   -   03:54 min.

16 de abril de 1945 - Batalha de Montese - 3º Dia   -  05:40 min.

17 de abril de 1945 - Batalha de Montese - 4º Dia   -  04:18 min.

 

Filmes para pesquisadores

AMAZING FOOTAGE OF WORLD WAR II IN COLOR (em inglês)

World War II: The Lost Color Archives (1/5)

New World Order: Part 1/5   -   09:20 min.

New World Order: Part 2/5   -   09:24 min.

New World Order: Part 3/5   -   09:39 min.

New World Order: Part 4/5   -   09:15 min.

New World Order: Part 5/5   -   05:59 min.

 

WW II : RARE COLOR FILM : BATTLE FOR GERMANY   -  06:60 min.

 

bottom of page