top of page

 

ATIVIDADES DA AEXPCAMP DURANTE O ANO DE 2023

Abril/2023

04/04: Reunião da Diretoria

01/04: Reunião do grupo do museu da AExpCamp

Nesta data foram organizadas as peças para a sala de Exposição Itinerante. Recebemos também neste dia, do Sr. Sidnei Buso, que doou uma galocha utilizada pelos soldados brasileiros na Itália, item que enriquecerá o nosso museu. Nossos agradecimentos. 

Março/2023

23/03: Remoção e reassentamento do obelisco dedicado à FEB

Nesta data, o obelisco à FEB, localizado à Av. Anchieta, no cruzamento com a Av. Orozimbo Maia, removido pela prefeitura de Campinas e transferido para a Praça Clodomiro Rodrigues, localizada à Av. Brasil, na altura do cruzamento com a Rua D. Pedro I, em frente à Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Jardim Guanabara. É uma praça maior, em área nobre da cidade, com fácil acesso, permitindo melhor visibilidade ao monumento. O presidente César e sua esposa Iara, colocaram uma pequena caixa sob a pedra fundamental deste obelisco, contendo um exemplar do jornal do dia, duas flâmulas da nossa Associação, um pequeno texto com os nomes dos 4 heróis campineiros tombados na Itália e algumas moedas, como uma cápsula do tempo. Esta homenagem ora registrada ficará para as próximas gerações. Veja as fotos da retirada do obelisco e a sua realocação.

Nossos sinceros agradecimentos ao vereador Major Jaime por todo seu empenho e da sua equipe, que viabilizaram o insistente pedido da diretoria da AExpCamp, na transferência do monumento para um local mais espaçoso e digno dos nossos Heróis.

23/03: Recebimento de doação para o acervo do Museu

Recebemos a doação do Dr. Antonio Carlos Palmieri Rocha, uma bússola da Segunda Guerra, para o museu da AExpCamp. Agradecemos muito a contribuição e todo o carinho à nossa Associação.

 

 

20/03: Visita ao Vereador Major Jaime

César Azambuja, presidente AExpCamp e sua esposa Iara Beraldo de Azambuja foram recebidos em 20 de março de 2023 no gabinete do vereador Major Jaime, o qual tem colaborado com a AExpCamp, principalmente atuando para a transferência do obelisco à FEB, localizado à Av. Anchieta, no cruzamento com a Av. Orozimbo Maia, local de difícil acesso, para outra praça maior, no Jardim Guanabara. Este obelisco foi instalado na Semana da Vitória em 10/05/1969, como homenagem dos veteranos da Revolução de 1932 aos quatro pracinhas campineiros da FEB, mortos na Itália.

20/03: Programação Cultural da Academia Campinense de Letras

Participação do presidente da AExpCamp, César Azambuja, na cerimônia de Retomada da Programação Cultural da Academia Campinense de Letras, após 3 anos de restrição das atividades pela pandemia. No evento, com muitas autoridades municipais e mais de 200 pessoas presentes, houve palestra do Maestro Júlio Medaglia e concerto da pianista campineira, com carreira internacional, Sônia Rubinsky. Na abertura solene houve a execução da Canção do Expedicionário pela Banda da Polícia Militar, música que sempre nos emociona.

19/03: Recebimento de doação para a nossa Sede Social

Recebida a doação da Clínica ITCR, da Sra. Heloisa Piazzon e seus sócios, de 20 cadeiras para a nossa sede social. Agradecemos muito esta ótima doação, que enriquecerá nossa sede, propiciando mais conforto aos participantes dos eventos.

Fevereiro/2023

26/02: Reunião do Grupo do Museu da AExpCamp

Houve a primeira reunião do grupo interessado na montagem do museu da AExpCamp. O presidente César Azambuja gostaria de agradecer a todos que participaram, principalmente ao Sr. Sidnei Buso e ao Sr. Eduardo Paparotto, membros do Grupo de Pesquisa e Reencenação Histórica “Dogs of war”, que trouxeram o mapa da Itália, interativo, com lâmpadas led, para a conclusão da Sala Massarosa, onde já tinham sido instalados os painéis fotográficos e as mesas expositoras, no final do ano passado.  Com a orientação do Sr. Sidnei e de outros membros, a sala recebeu peças relacionadas ao tema, seguindo a cronologia dos painéis. Agradecemos também às doações de material para o museu feitas pelo Dr. Palmieri, Sr. Fernando e pela família Piazzon.

25/02: Cerimônia de Entrada dos Novos Alunos pelo portão da EsPCEx

A nossa Associação recebeu o convite do comandante da EsPCEx, Cel. Marcus Augusto Bastos Neuvald, para participar da Cerimônia de Entrada dos Novos Alunos pelo portão da EsPCEx. O diretor César Azambuja e sua esposa Iara Beraldo Azambuja estiveram presentes, representando a AExpCamp.

 

 

 

21/02: 78 anos da Tomada de Monte Castelo 

A batalha de 21 de fevereiro de 1945 é um marco inesquecível para a Força Expedicionária Brasileira.

https://www.defesaemfoco.com.br/tomada-de-monte-castelo-78-anos/

https://www.defesaemfoco.com.br/a-importancia-da-tomada-de-monte-castelo-pela-feb-na-segunda-guerra-mundial/

Janeiro/2023

31/01: Reunião da Diretoria

Em pauta, o reajuste da anuidade, que passou a ser de R$ 290,00. 

IMG-20230402-WA0014.jpg
IMG-20230402-WA0009.jpg
IMG-20230402-WA0010.jpg
bottom of page