top of page

FEB ON SITES

Pesquisa e seleção por João Carlos de Andrade

MEMORIAL DA FEB

A história do Brasil na Segunda Grande Guerra. Não deixe ver!

RELAÇÃO NOMINAL DOS MORTOS DA FEB/FAB NA CAMPANHA DA ITÁLIA

Eles não voltaram! “Eu os levei para o sacrifício, agora é meu dever trazê-los de volta”

General João Batista Mascarenhas de Moraes - Comandante da FEB

MEMÓRIA DA 2ª GUERRA MUNDIAL: NO RASTRO DA FEB NA ITÁLIA

Um breve giro pela região da Itália onde o Brasil fez história.

Por José Venâncio de Resende, repórter do Jornal das Lages

SITE AMERICANO ELOGIA A BRAVURA DA FEB E DA FAB

Recente publicação americana elogia a bravura da FEB em combate na segunda guerra mundial e ressalta importância que as força brasileiras (FEB e FAB) tiveram durante a campanha no teatro de operações da Itália. Reconhece que o emblema (patch) das Cobras Fumantes foi um dos mais belos criados durante aquele conflito. Sugestão enviada por Antônio Moreira.

 

BLOG - FRANCISCO MIRANDA 

Uma comunidade dedicada ao estudo histórico da Segunda Guerra Mundial. Vale a pena entrar e conferir.

O RESGATE FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

Excelente Blog mantido por Henrique de Moura Paula Pinto desde agosto de 2010. Contém muito material relevante sobre a história da FEB, incluindo fotos e relatos diversos. É uma boa sugestão de leitura para os estudantes e recomendado a todos que desejam aprofundar seus conhecimentos a respeito da participação brasileira na segunda guerra mundial.

6º RI. - REGIMENTO DE INFANTARIA - F.E.B (Regimento Ipiranga)

O 6º RI - Regimento Ipiranga, é uma das unidades de gloriosas tradições da Infantaria Brasileira. Participou da Revolução Paulista de 1924, da Revolução constitucionalista de 1932, debelou focos comunistas que ameaçavam a unidade durante a Intentona Comunista de 27 de novembro de 1935 e integrou a 1ª D.I.E. - Divisão de Infantaria Expedicionária durante a 2ª Guerra Mundial. Conheça a sua história.

 

HISTÓRIA ILUSTRADA

Fotos raras da participação do Brasil na segunda guerra mundial

 

UM HERÓI NUNCA MORRE

Um site onde você poderá encontrar tudo bem explicado sobre a segunda guerra mundial e sobre a atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB ) nos campos de batalha da Itália.

 

TOK DE HISTÓRIA

Blog que cobre vários aspectos da História, inclusive a atuação da FEB. Foi agraciado pela academia norte riograndense de letras com a medalha do mérito acadêmico jornalista Agnelo Alves em novembro de 2017. Vale a pena visitar.

Veja também

DOGS OF WAR – Grupo de Pesquisa e Reencenação Histórica

CVMAISP – Companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo

 

Para pesquisadores e historiadores

BRAZILIAN EXPEDITONARY FORCE

Texto sobre a atuação da Força Expedicionária Brasileira durante a segunda guerra mundial. Contém comentários, chamadas para outros sites e vídeos do You Tube sobre tópicos relacionados. Todo o material está disponivel para uso público (sob Licença Creative Commons). Excelente fonte de estudo para pesquisa de historiadores e demais interessados no assunto. Texto disponível apenas em inglês.

Sobre o mesmo tópico, não deixe de ver:

http://www.wikiwand.com/en/Brazilian_Expeditionary_Force

http://www.thefullwiki.org/Brazilian_Expeditionary_Force

BATTLE OF COLLECCHIO (A Batalha de Collecchio)

A Batalha de Collecchio-Fornovo (26-29 de abril de 1945) foi uma batalha da Segunda Guerra Mundial entre a Força Expedicionária Brasileira (FEB), juntamente com a resistência italiana (partisans), a 1ª Divisão de Infantaria e a 92ª Divisão de Infantaria Americanas, contra a 148ª Divisão da Wehrmacht, a 90ª Divisão Panzergrenadier, a Divisão Bersaglieri "Italia" do Exército Nacional Republicano fascista e a 4ª Divisão de Montanha "Monte Rosa". Em 28 de abril, o 6º Regimento de Infantaria brasileiro atacou Fornovo, resultando na rendição incondicional da 148ª Divisão da Wehrmacht, comandada pelo general alemão Otto Fretter-Pico, na manhã de 29 de abril. Excelente texto, com destaque para as ações do 6º Regimento de Infantaria da FEB. Material fartamente ilustrado com fotos, referências e citações. Texto em inglês.

BBC – HISTORY

Um guia sobre os principais eventos da Segunda Guerra Mundial. As causas e eventos da mais destrutiva guerra na História – Texto bem valioso para historiadores e interessados no assunto. Vale a pena conferir! Em inglês.

WARFARE HISTORY NETWORK: The Brazilian Expeditionary Force Invades Italy

Por Nathan N. Prefer

Dezenas de nações juntaram-se às principais potências aliadas para contribuir, direta ou indiretamente, para a derrota do inimigo comum, a Alemanha Nazista e seus aliados. O Brasil ofereceu suas riquezas, seus recursos estratégicos e o sangue do seu próprio povo na luta contra o nazi-fascismo, no teatro de operações da Itália. No entanto, infelizmente, isto é pouco lembrado no Brasil. Em inglês

US ARMY CENTER OF MILITARY HISTORY - Em inglês.

Veja também https://history.army.mil/html/books/006/6-4-1/index.html.

ESTUDIOS INTERDISCIPLINARIOS DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE - Em inglês.

Brazil and World War II: The Forgotten Ally. What did you do in the war, Zé Carioca?

FRANK D. McCANN University of New Hampshire

NATIONAL WWII MEMORIAL - Em inglês.

Importantes referências para pesquisadores e historiadores.

BRAZIL - GERMANY PROPAGANDA WAR - Em inglês.

Os bastidores de uma guerra de panfletos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page