REPORTAGENS

Pesquisa e seleção por João Carlos de Andrade

Emocionante depoimento gravado pelo pracinha Oswaldo Saragiotto, por ocasião dos 75 anos da vitória aliada na Europa, que coincide com seu aniversário de 100 anos, a ser celebrado em 11 de maio de 2020.

FEB - Educar é preciso 

"Se queres prever o futuro, estuda o passado”  -    Confúcio                                    Pense Nisso, por Percival Puggina

Pingue-Pongue com Bonfá:

Depoimentos históricos do ex-combatente da FEB Justino Alfredo sobre fatos vividos por ele durante a 2ª guerra mundial. Gravados por ocasião do seu centésimo aniversário de nascimento.

ENTREVISTA HISTÓRICA - 1ª Parte – 18:40 min.

Convocação, Treinamento em Caçapava e RJ, Família, Alemães

ENTREVISTA HISTÓRICA - 2ª Parte – 33:09 min.

Desembarque em Nápoles, Tropas do Brasil na Itália, Soldados Feridos, Orações

ENTREVISTA HISTÓRICA - 3ª Parte – 19:32 min.

Bolsonaro, 2ª Guerra, Monte Castelo, Conquista, FEB, Lágrimas, Soldados, Chegada, Brasil

Veja também a reportagem: https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/cidades/NOT,0,0,1450510,ultimo+pracinha+vivo+faz+100+anos+no+largo+do+para.aspx

Grazie Soldato - 2:19 min.

Brincando com pracinhas: depoimento de Claudio Carelli, em Boscaccio-Italia, sobre sua convivência com os pracinhas brasileiros durante a segunda guerra mundial.

Homenagem aos pracinhas - 1:30 min

Integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que estiveram na Segunda Guerra Mundial, foram homenageados minutos antes da primeira partida da Recopa, entre Athletico Paranaense e River Plate, nesta quarta-feira (22 de maio de 2019) na Arena da Baixada, em Curitiba.

Os heróis acompanharam, juntamente com o estádio lotado, a execução da “Canção do Expedicionário” na voz da cantora paranaense Fran Tenório, ao lado da banda de música da 5ª Divisão de Exército.

O jogo que terminou com o triunfo do Athlético por 1x0 contra os argentinos foi exibido para mais de 100 países e a homenagem é uma parceria da 5ª Região Militar (5ª RM) e da Liga Paranaense do Expedicionário (LPE) com o Club Athletico Paranaense, com objetivo de homenagear os heróis de guerra.

Grazie Soldato - 3:03 min

Lembrança de menina: depoimento emocionado de Iolanda Maratta de Precaria (Italia), a respeito da sua convivência com os soldados brasileiros durante a segunda guerra mundial.

"Liberatori"- A FEB vista pelos italianos (filme completo) -      49:17 min 

Reportagem com depoimentos de italianos sobre a atuação da Força Expedicionária Brasileira, que lutou contra o nazi-fascismo no teatro de operações da Itália durante a II Guerra Mundial.

História dos pracinhas da FEB 

Reportagem mostra exposição em Campinas que conta histórias de ex-combatentes campineiros da FEB. Entrevista com o pracinha Sylvio Rodrigues. Produção da Band Campinas

E a cobra fumou.......!!!

Vejam o reconhecimento dos italianos pelos sacrifícios das tropas da Força Expedicionária Brasileira, que lutaram contra o nazi-fascismo no teatro de operações da Itália durante a II Guerra Mundial. E as crianças italianas sabem cantar a canção dos expedicionários, em português!!!! E nós, brasileiros? Até quando nossos jovens devem esperar para conhecerem estes fatos e atos de bravura dos brasileiros que não fugiram à luta? Quantos monumentos e museus reverenciando nossos heróis vocês conhecem na cidade de Campinas? Lembrem-se: ““Se queres prever o futuro, estuda o passado” - Confúcio