top of page

REPORTAGENS

Pesquisa e seleção por João Carlos de Andrade

A Força Expedicionária Brasileira é homenageada na Itália

Gaggio Montano (Itália) – No dia 19 de fevereiro de 2023, no distrito de Bombiana, no município de Gaggio Montano, foi realizada uma cerimônia em homenagem aos 78 anos do falecimento do Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva – “Frei Orlando”, Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro. Veja a reportagem completa em

https://www.defesaemfoco.com.br/forca-expedicionaria-brasileira-e-homenageada-na-italia/

 Comemorações dos 78 anos da Tomada de Monte Castelo 

A batalha de 21 de fevereiro de 1945 é um marco inesquecível para a FEB. Depois do seu batismo de fogo no Vale do Serchio, a Força Expedicionária Brasileira foi transferida para o setor mais perigoso da frente de batalha do 5º Exército. Lá enfrentaria uma verdadeira fortaleza alemã nas montanhas, encabeçada por uma elevação que entraria como destaque para a história militar brasileira, o Monte Castelo. No vídeo anexo, Júlio César Guedes traz preciosas informações sobre aquela missão que a FEB aguardava há 4 meses para ter um desfecho.

https://www.youtube.com/watch?v=niYbKwSoeu4

Veja também:

https://www.defesaemfoco.com.br/tomada-de-monte-castelo-78-anos/

https://www.defesaemfoco.com.br/a-importancia-da-tomada-de-monte-castelo-pela-feb-na-segunda-guerra-mundial/

https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/znUQcGfQ6N3x/content/id/16523005

Emocionante depoimento gravado pelo pracinha Oswaldo Saragiotto, por ocasião dos 75 anos da vitória aliada na Europa, que coincide com seu aniversário de 100 anos, a ser celebrado em 11 de maio de 2020.

FEB - Educar é preciso 

"Se queres prever o futuro, estuda o passado”  -    Confúcio                                    Pense Nisso, por Percival Puggina

2019set24-centenario de Justino Alfredo.

Pingue-Pongue com Bonfá:

Depoimentos históricos do ex-combatente da FEB Justino Alfredo sobre fatos vividos por ele durante a 2ª guerra mundial. Gravados por ocasião do seu centésimo aniversário de nascimento.

ENTREVISTA HISTÓRICA - 1ª Parte – 18:40 min.

Convocação, Treinamento em Caçapava e RJ, Família, Alemães

ENTREVISTA HISTÓRICA - 2ª Parte – 33:09 min.

Desembarque em Nápoles, Tropas do Brasil na Itália, Soldados Feridos, Orações

ENTREVISTA HISTÓRICA - 3ª Parte – 19:32 min.

Bolsonaro, 2ª Guerra, Monte Castelo, Conquista, FEB, Lágrimas, Soldados, Chegada, Brasil

Veja também a reportagem: https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/cidades/NOT,0,0,1450510,ultimo+pracinha+vivo+faz+100+anos+no+largo+do+para.aspx

Grazie Soldato - 2:19 min.

Brincando com pracinhas: depoimento de Claudio Carelli, em Boscaccio-Italia, sobre sua convivência com os pracinhas brasileiros durante a segunda guerra mundial.

Homenagem aos pracinhas - 1:30 min

Integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que estiveram na Segunda Guerra Mundial, foram homenageados minutos antes da primeira partida da Recopa, entre Athletico Paranaense e River Plate, nesta quarta-feira (22 de maio de 2019) na Arena da Baixada, em Curitiba.

Os heróis acompanharam, juntamente com o estádio lotado, a execução da “Canção do Expedicionário” na voz da cantora paranaense Fran Tenório, ao lado da banda de música da 5ª Divisão de Exército.

O jogo que terminou com o triunfo do Athlético por 1x0 contra os argentinos foi exibido para mais de 100 países e a homenagem é uma parceria da 5ª Região Militar (5ª RM) e da Liga Paranaense do Expedicionário (LPE) com o Club Athletico Paranaense, com objetivo de homenagear os heróis de guerra.

Grazie Soldato - 3:03 min

Lembrança de menina: depoimento emocionado de Iolanda Maratta de Precaria (Italia), a respeito da sua convivência com os soldados brasileiros durante a segunda guerra mundial.

"Liberatori"- A FEB vista pelos italianos (filme completo) -      49:17 min 

Reportagem com depoimentos de italianos sobre a atuação da Força Expedicionária Brasileira, que lutou contra o nazi-fascismo no teatro de operações da Itália durante a II Guerra Mundial.

História dos pracinhas da FEB 

Reportagem mostra exposição em Campinas que conta histórias de ex-combatentes campineiros da FEB. Entrevista com o pracinha Sylvio Rodrigues. Produção da Band Campinas

E a cobra fumou.......!!!

Vejam o reconhecimento dos italianos pelos sacrifícios das tropas da Força Expedicionária Brasileira, que lutaram contra o nazi-fascismo no teatro de operações da Itália durante a II Guerra Mundial. E as crianças italianas sabem cantar a canção dos expedicionários, em português!!!! E nós, brasileiros? Até quando nossos jovens devem esperar para conhecerem estes fatos e atos de bravura dos brasileiros que não fugiram à luta? Quantos monumentos e museus reverenciando nossos heróis vocês conhecem na cidade de Campinas? Lembrem-se: ““Se queres prever o futuro, estuda o passado” - Confúcio

bottom of page