ATIVIDADES DA AEXPCAMP DURANTE O ANO DE 2022

Em vista das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as atividades presenciais ficaram restritas.

As reuniões da diretoria estão sendo realizadas on-line.

19/01/2022: Tivemos o prazer de receber o Sr. Mario Pereira na sede da Associação dos Expedicionários Campineiros. Filho do Sr. Miguel Pereira, pracinha que cuidou do Monumento Votivo Brasileiro da Segunda Guerra Mundial na Itália até o fim de sua vida. Mario Pereira recebeu esta tarefa de seu pai e sempre foi solícito com os brasileiros que visitaram este Campo Santo. O Cemitério Militar Brasileiro de Pistoia, localizado em Pistoia, Itália, conteve os corpos dos membros da Força Expedicionária Brasileira e do 1º Grupo de Aviação de Caça, mortos em ação durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente serve como monumento para homenagear os combatentes brasileiros.

Nesta ocasião, a diretoria da AExpCamp ofertou a ele o Diploma de Reconhecimento pelo seu trabalho e uma das nossas camisetas, com a estampa dos nomes das principais batalhas protagonizadas pelos nossos pracinhas no Teatro de Operações da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Em retribuição, ele nos ofereceu fragmentos de uma granada de Obus, recolhida por ele mesmo em Monte Castelo, que serão incorporados como relíquias ao futuro Museu dos Pracinhas Campineiros. Também durante a visita, ele encontrou fotos do seu pai em um dos nossos álbuns e fez registros fotográficos do achado para o seu acervo pessoal.

Ao comentar que pretende vir ao Brasil com mais frequência para proferir palestras sobre a FEB, oferecemos a nossa Associação como base para as suas atividades nesta região. Certamente o seu extenso conhecimento da história o torna referência em assuntos relacionados com a atuação da FEB. Veja as fotos da recepção do Sr. de Mario Pereira pela Diretoria da AExpCamp.

27/01/2022: O Presidente da AExpCamp, César Azambuja da Silva, assistiu uma palestra sobre Infraestrutura, proferida pelo Ministro Tarcício de Freitas, no Holiday Inn, em Campinas. Nesta oportunidade houve espaço para a divulgação da nossa Asssociação a várias pessoas, inclusive ao Deputado Estadual Cel. Telhada, que demostrou muito interesse em conhecer as nossas atividades. Esperamos por desdobramentos positivos. 

19/02/2022: Ocorreu nesta data a cerimônia de ingresso dos novos alunos da  Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Turma de 2022. O Sr. César de Azambuja Silva, presidente  da Associação dos Expedicinários de Campineiros, prestigiou essa solenidade, acompanhado de sua esposa Sra. Iara Beraldo de Azambuja Silva.

 

21/02/2022: Linha do Tempo: Hoje faz 77 anos que a Força Expedicinária Brasileira tomou Monte Castelo, uma das mais importantes vitórias da FEB nos campos de batalha da Itália durante a segunda guerra mundial. Homenagens aos nossos herois.

 

11/03/2022: Hoje pela manhã estivemos em uma Oficina/aula sobre o nosso Museu, fruto da nossa parceria com a Prefeitura. Aprendemos a catalogar, limpar, manter e expor e guardar os nossos materiais do Museu. Foi muito interessante para todos os presentes.

Para os que se interessarem, juntem-se a nós na organização do Museu da AExpCamp. Estamos preparados para ensiná-los sobre limpeza, guarda e conservação dos documentos, peças e objetos que tenham de seus familiares pracinhas.

A Cobra segue Fumando.....

23 e 24/04/2022: de abril: Das 09 às 16h, aconteceu a festa de aniversário do Círculo Militar de Campinas (CMC), que contou com a exposição de material e vendas de produtos da FEB, cuja renda foi revertida para dar continuidade à reforma da Sede da AExpCamp e à criação do novo museu do expedicionário campineiro. Agradecemos a todos os que participaram da festa. Veja as fotos abaixo.

 

 

 

 

 

Na foto à esquerda, vemos Iara Beraldo Azambuja, Regis Vital, Vânia Pierre Jacomino, Judith Bertazolli e Heloísa Piazzon. Na foto do meio, o presidente da AExpCamp, César Azambuja, Giovanna Azambuja, José Francisco Piazzon, Maria Judith Bertazolli, Iara Beraldo Azambuja, Vânia Pierre Jacomino e Jair Jacomino, seu marido. Na foto à direita, juntamente com a Diretoria da nossa Associação, contamos com a presença do Gen. Gilberto Serra prestigiando o evento.

30/04/2022: a partir das 14 h - Reinauguração da Sede após sua reforma, com o lançamento do livro do historiador Marcus Carmo contendo várias histórias dos Pracinhas de Campinas. Venham conhecer o que já foi realizado, o que pretendemos fazer para o novo museu e prestigiar o professor Marcus Carmo, grande pesquisador da História da FEB!

30 de abril de 2022: Nesta data houve a reinauguração da nossa sede social após uma reforma significativa. O professor e historiador Marcos Carmo, grande conhecedor da história da Força Expedicionária Brasileira (FEB), proferiu uma palestra sobre a participação do Brasil na segunda guerra mundial e também realizou uma tarde de autógrafos para o lançamento do seu livro “GABI”, uma obra de ficção contendo muitas referências aos pracinhas de Campinas. O evento foi prestigiado pelo Coronel Mathias, Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, que estava acompanhado de sua esposa e filhos, além de associados, familiares e simpatizantes da nossa Associação. Membros da atual Diretoria e da Diretoria anterior que, em grande parte, foi responsável pela reforma da Sede da Associação dos Expedicionários Campineiros (AExpCamp) estiveram presentes no evento. Destacamos a honrosa presença de algumas senhoras, viúvas de expedicionários campineiros, que foram chamadas para descerrar a placa comemorativa contendo os nomes de todos os expedicionários de Campinas que participaram das atividades bélicas no teatro de operações da Itália durante a segunda guerra mundial. Veja abaixo. 

  

07 de maio de 2022: Em comemoração ao Dia da Vitória dos Aliados na II Guerra Mundial, foram prestadas homenagens aos pracinhas da FEB junto ao Monumento aos Expedicionários, localizado à Praça Clodomiro Rodrigues, situada na Av. Brasil próximo ao número 1010, em Campinas. Às 11:30h foi colocada uma coroa de flores junto ao monumento, onde os presentes cantaram o Hino Nacional Brasileiro e a tradicional Canção do Expedicionário.  Veja as fotos

 

14 de maio de 2022: Após dois anos de interrupção em função da pandemia do COVID-19, foram realizadas festividades na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), com a participação da AExpCamp, em comemoração aos 77 anos do término da II Guerra Mundial. A Força Expedicionária Brasileira (FEB), agregada ao V Exército Norte-americano, lutou bravamente e foi protagonista de vitórias importantes que culminaram na capitulação e rendição incondicional da 148ª Divisão de Infantaria alemã, dos remanescentes da 90ª Divisão Motorizada Alemã e da Divisão Itália.  Nesta data, além das cerimônias militares, houve um congraçamento com o público que compareceu à EsPCEx. As viúvas de alguns dos pracinhas campineiros foram especialmente homenageadas na ocasião.

 

 

 

 

 

Nossos agradecimentos ao comandante da EsPCEx, Cel. Mathias, a todos associados da AExpCamp, familiares dos pracinhas e simpatizantes que colaboraram, direta ou indiretamente, na preparação e no suporte logístico que resultaram no brilhantismo do evento. Veja as fotos.

Semana de 04 a 09 de julho de 2022: O presidente da Associação dos Expedicionários Campineiros (AExpCamp), César Azambuja. cumpriu uma extensa agenda durante esta semana:

 

05 de julho: às 9:00 h, juntamente com o voluntário João Carlos de Andrade entregou o Diploma de Sócio Benemérito da AExpCamp ao comandante da escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Cel. Mathias, em agradecimento ao seu apoio irrestrito à nossa Associação durante o seu Comando e pelo seu empenho na realização da Festa de Tributo à FEB deste ano de 2022. O Cel. Mathias foi recentemente promovido a General e foi transferido para comandar a 17ª Brigada de Selva, em Rondônia. Clique nas fotos abaixo.

07 de julho:  Nesta data o Sr. Cesar esteve presente às comemorações pelo aniversário do 2º BLog. Neste evento fez contato com a secretária municipal de Cultura de Campinas, Sra. Alexandra Caprioli, quando teve a oportunidade de conversar a respeito do monumento dos pracinhas para a cidade de Campinas. Estavam também presentes a Dra. Luciana Gonçalves de Freitas, presidente da OAB-Campinas e o Sr. Marcos S. Ferreira, presidente do CONSEG-Taquaral e membro da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Clique nas fotos.

09 de julho: pela manhã, participou das homenagens aos combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, no Monumento ao Soldado Constitucionalista, situado à Avenida da Saudade, em Campinas. Nesta oportunidade, teve a oportunidade de entrar em contato com o vereador Major Jaime e com o Sr. Vinicius Riverete, diretor da EMDEC, quando tratou de interesses da nossa Associação. Clique nas fotos.

 

A partir das 12 horas, ainda como parte das comemorações pelo dia 9 de julho, juntamente com sua esposa Sra. Iara, juntamente com o Grupo de Reencenação Histórica Dogs of War e componentes da Companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo (CVMAISP), parceiros da AExpCamp, participou de um almoço na Fazenda da Barra.  Neste evento em conversa preliminar com o capitão Flávio Costa e o Sr. Sacchi, do Museu da FEB de São Bernardo do Campo, que está para ser desativado, existe a possibilidade da nossa Associação receber este acervo em comodato para o nosso Museu. Clique nas fotos.

30 de julho: Foi realizada a festa "Junina" de 2022, na sede da Associação dos Expedicionários Campineiros. Contamos com a presença e participação de familiares dos pracinhas, que passaram algumas horas em confraternização. Já está com saudades? Então veja algumas fotos do evento. Basta clicar em qualquer uma delas para obter sua imagem ampliada. 

 

 

08 de agosto: O Sr. César Azambuja, presidente da Associação dos Expedicionários Campineiros, atendendo ao convite enviado à AExpCamp, participou das comemorações referentes ao 121º Aniversário do 8º Batalhão da Polícia Militar do Interior, em Campinas, SP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja o registro do evento em fotos. Para ampliar, clique na imagem.

19 de agosto: O sr. César Azambuja, presidente da Associação dos Expedicionários Campineiros, como parte dos nossos esforços em divulgar a nossa História aos jovens, proferiu uma palestra na Escola Estadual Professora Liomar Freitas Câmara, em Hortolândia, SP. Nesta ocasião, sob a coordenação do Prof. Saulo Inácio Silva, discorreu a 47 estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na segunda guerra mundial. Esta Escola, que tem como Diretora a Sra. Maria José Caron Gomes Vieira César, recebeu o Prêmio Literário do ano de 2019, entre as escolas do Estado de São Paulo. Veja algumas fotos do evento. Basta clicar em qualquer uma delas para obter sua imagem ampliada. 

 

 

07 de setembro: Bicentenário da independência do Brasil - Desfile Cívico-Militar

A AExpCamp, juntamente com o grupo CVMAISP - Companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo, estiveram presentes no Desfile Cívico-Militar que ocorreu nesta data na Av. Francisco Glicério, em Campinas, SP. Apesar da chuva, a Associação dos Expedicionários Campineiros se fez representar pelo seu Presidente, Sr. César Azambuja, e pela Srta Guaraci Alfredo, filha do expedicionário Justino Alfredo. Veja as fotos.

 

08 de setembro: Festividades dos 3 anos de criação do Colégio Militar de São Paulo (CMSP) e dos 30 anos do SOAMI-CPOR/SP

Representada pelo seu vice-presidente, Sr. José Francisco de Barros Piazzon, a Associação dos Expedicionários Campineiros participou do musical comemorativo que marcou os 3 anos de criação do Colégio Militar de São Paulo (CMSP) e os 30 anos da Sociedade Amigos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (SOAMI-CPOR/SP). As festividades ocorreram no Solar dos Andradas, sede do CPOR/CMSP. Foi uma bela comemoração, com a participação da Banda Sinfônica do Exército, da Banda de Clarins do Regimento de Polícia Montada 9 de julho e da Cantora Glaucia Maria. veja as fotos.

Festividades dos 3 anos de criação do CMSP e dos 30 anos do SOAMI-CPOR/SP

2022jan27-Holiday Inn -1.jpg
2022jan27-Holiday Inn -2.jpg

Fotos tiradas durante o evento:

à esquerda com o Ministro Tarcísio e à direta com o Deputado Cel. Telhada

2022fev-o ingresso dos novos alunos.jpg
2022fev-Cesar, Iara e Gen. Serra.jpg

Fotos: à esquerda: o ingresso do novo Corpo de Alunos (Turma 2022) na EsPCEx; à direta: o presidente da AExpCamp, o Sr. César, juntamente com a Sra. Iara e o Gen. Serra.

2022fev21-77 anos de Monte castelo.jpg
A tomada de monte castelo-2.jpg
treinamento-conservação de peças de museu.jpg

Na foto, da esquerda para direita: Sra. Adriana Barão (primeiro plano), Sr. Gustavo, Sr. Renan Picoloto, Sra. Yoko (Museu do Esporte, PMC), Sr. Serafim G. Ricci, Sr. Marino Di Tella, Sr.Franciso Piazon, Sra. Bernadete Piazon, Sr. César Azambuja e Sr. Antonio Carlos Palmieri.

A Sra. Adriana Barão e o Sr. Gustavo são da Coordenação do MUCI (Museus da Cidade de Campinas).

Na foto, Iara Beraldo Azambuja,  Regis Vital, Vânia Vânia Pierre Jacomino, Judith Bertazol
CMC-2.jpg
CMC-3.jpg
2022-abril 30- reinauguração da sede.png
2022-abril 30- IMG-20220502-WA0032.jpg
2022-abril 30- IMG-20220502-WA0030.jpg
2022-abril 30- IMG-20220502-WA0026.jpg
2022-abril 30- IMG-20220502-WA0004.jpg

Da esquerda para a direita: Anúncio do evento, publicado no jornal Correio Popular, de Campinas; acima: o pesquisador Marcos Carmo, durante sua palestra e, ao lado, "display" contendo informações do livro que foi lançado durante o evento; abaixo: Cesar Azambuja, presidente da AExpCamp, juntamente com o Coronel Mathias e sua família, prestigiando o evento; ao lado, viúvas de ex-combatentes após descerrarem a placa com os nomes dos pracinhas campineiros. Veja as outras fotos tiradas durante a reunião.

Imagem 1.jpeg