ATIVIDADES DA AEXPCAMP DURANTE O ANO DE 2022

Em vista das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as atividades presenciais ficaram restritas.

As reuniões da diretoria estão sendo realizadas on-line.

19/01/2022: Tivemos o prazer de receber o Sr. Mario Pereira na sede da Associação dos Expedicionários Campineiros. Filho do Sr. Miguel Pereira, pracinha que cuidou do Monumento Votivo Brasileiro da Segunda Guerra Mundial na Itália até o fim de sua vida. Mario Pereira recebeu esta tarefa de seu pai e sempre foi solícito com os brasileiros que visitaram este Campo Santo. O Cemitério Militar Brasileiro de Pistoia, localizado em Pistoia, Itália, conteve os corpos dos membros da Força Expedicionária Brasileira e do 1º Grupo de Aviação de Caça, mortos em ação durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente serve como monumento para homenagear os combatentes brasileiros.

Nesta ocasião, a diretoria da AExpCamp ofertou a ele o Diploma de Reconhecimento pelo seu trabalho e uma das nossas camisetas, com a estampa dos nomes das principais batalhas protagonizadas pelos nossos pracinhas no Teatro de Operações da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Em retribuição, ele nos ofereceu fragmentos de uma granada de Obus, recolhida por ele mesmo em Monte Castelo, que serão incorporados como relíquias ao futuro Museu dos Pracinhas Campineiros. Também durante a visita, ele encontrou fotos do seu pai em um dos nossos álbuns e fez registros fotográficos do achado para o seu acervo pessoal.

Ao comentar que pretende vir ao Brasil com mais frequência para proferir palestras sobre a FEB, oferecemos a nossa Associação como base para as suas atividades nesta região. Certamente o seu extenso conhecimento da história o torna referência em assuntos relacionados com a atuação da FEB. Veja as fotos da recepção do Sr. de Mario Pereira pela Diretoria da AExpCamp.

27/01/2022: O Presidente da AExpCamp, César Azambuja da Silva, assistiu uma palestra sobre Infraestrutura, proferida pelo Ministro Tarcício de Freitas, no Holiday Inn, em Campinas. Nesta oportunidade houve espaço para a divulgação da nossa Asssociação a várias pessoas, inclusive ao Deputado Estadual Cel. Telhada, que demostrou muito interesse em conhecer as nossas atividades. Esperamos por desdobramentos positivos. 

19/02/2022: Ocorreu nesta data a cerimônia de ingresso dos novos alunos da  Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Turma de 2022. O Sr. César de Azambuja Silva, presidente  da Associação dos Expedicinários de Campineiros, prestigiou essa solenidade, acompanhado de sua esposa Sra. Iara Beraldo de Azambuja Silva.

21/02/2022: Linha do Tempo: Hoje faz 77 anos que a Força Expedicinária Brasileira tomou Monte Castelo, uma das mais importantes vitórias da FEB nos campos de batalha da Itália durante a segunda guerra mundial. Homenagens aos nossos herois.

11/03/2022: Hoje pela manhã estivemos em uma Oficina/aula sobre o nosso Museu, fruto da nossa parceria com a Prefeitura. Aprendemos a catalogar, limpar, manter e expor e guardar os nossos materiais do Museu. Foi muito interessante para todos os presentes.

Para os que se interessarem, juntem-se a nós na organização do Museu da AExpCamp. Estamos preparados para ensiná-los sobre limpeza, guarda e conservação dos documentos, peças e objetos que tenham de seus familiares pracinhas.

A Cobra segue Fumando.....

2022jan27-Holiday Inn -1.jpg
2022jan27-Holiday Inn -2.jpg

Fotos tiradas durante o evento:

à esquerda com o Ministro Tarcísio e à direta com o Deputado Cel. Telhada

2022fev-o ingresso dos novos alunos.jpg
2022fev-Cesar, Iara e Gen. Serra.jpg

Fotos: à esquerda: o ingresso do novo Corpo de Alunos (Turma 2022) na EsPCEx; à direta: o presidente da AExpCamp, o Sr. César, juntamente com a Sra. Iara e o Gen. Serra.

2022fev21-77 anos de Monte castelo.jpg
A tomada de monte castelo-2.jpg
treinamento-conservação de peças de museu.jpg

Na foto, da esquerda para direita: Sra. Adriana Barão (primeiro plano), Sr. Gustavo, Sr. Renan Picoloto, Sra. Yoko (Museu do Esporte, PMC), Sr. Serafim G. Ricci, Sr. Marino Di Tella, Sr.Franciso Piazon, Sra. Bernadete Piazon, Sr. César Azambuja e Sr. Antonio Carlos Palmieri.

A Sra. Adriana Barão e o Sr. Gustavo são da Coordenação do MUCI (Museus da Cidade de Campinas).