Medalhas concedidas aos combatentes brasileiros da II Guerra Mundial

Pelo Governo Brasileiro

Medalha de Campanha

Medalha e barreta de Campanha FEB - 2ª guerra. Esta medalha foi instituída pelo Decreto-lei 6.795, de 17 de agosto de 1944 e foi destinada aos militares da ativa, da reserva e assemelhados que participaram de operações durante a segunda guerra, sem nota desabonadora.

Medalha Sangue do Brasil

Medalha e barreta Sangue do Brasil - FEB - 2ª guerra. Instituída pelo Decreto-Lei nº 7.709, de 5 de julho de 1945, com o objetivo de a agraciar oficiais, praças, assemelhados e civis, destacados para o teatro de operações na Itália, e que ali tivessem sido feridos em consequência de ação objetiva do inimigo. A medalha é de bronze e possui as seguintes características: Anverso: Sabre das Armas da República. Três estrelas vermelhas representando os três ferimentos recebidos pelo General Sampaio, no dia 24 de maio de 1866, na Batalha de Tuiuti – Guerra do Paraguai. Os dois ramos de "Pau Brasil", ornando a medalha, lembram a Pátria e as origens de seu nome glorioso. Uma faixa arqueada está inscrita – Sangue do Brasil. Reverso: esfera da Bandeira Nacional envolvida pelos dois ramos de "Pau Brasil". A fita é de cor vermelha com um friso central, dividido em três partes iguais com as cores nacionais: amarelo, verde, amarelo.

Cruz de Combate

Medalha da Força Expedicionária Brasileira – FEB - da 2ª Guerra Mundial. Regulamentada pelo Decreto 16.821 de 13 de outubro de 1944. Destinada a premiar os militares que se distinguiram em ação durante a II Guerra Mundial. A de 1ª classe foi oferecida aos militares individualmente, ou a unidades que tenham praticado atos de bravura ou sacrifício nas ações de combate. A de 2ª classe foi oferecida aos militares que participaram coletivamente de feitos de excepcional destaque. Esta medalha é de bronze e possui as seguintes características: Cruz de malta maçanetada, com resplendor canelado formando um quadrado, no centro um disco com uma coroa de louro circundando o Cruzeiro do Sul. Prendedor a Cruz um emblema composto de uma ancora, um canhão, quatro bandeiras e quatro fuzis tendo sobre o centro um globo geográfico com a sigla FEB.

 Pelo 5º Exército Americano 

Silver Star

Uma das mais importantes condecorações do Exército dos Estados Unidos, é concedida por bravura em ação contra o inimigo, extraordinário heroísmo e/ou serviços sob condições severas de combate.

Bronze Star

Esta condecoração é concedida por atos de heroísmo em ação e/ou serviços meritórios em apoio às operações de combate.

Air Medal

Condecoração militar das forças armadas dos Estados Unidos, criada em 1942. É concedida para atos de heroísmo ou conquistas meritórias em missões aéreas.

Vários integrantes da FEB foram condecorados pelo Exército Americano, conforme consta do “General Orders Number 97 – APO 464 – HEADQUARTERS FIFTH ARMY”, por ordem do Tenente General L.K.Truscott e assinada pelo Coronel M. F. Grant.

 

VEJA A LISTA DOS COMBATES DA FEB CONDECORADOS, COM TODAS AS CITAÇÕES NA ÍNTEGRA